terça-feira, 5 de abril de 2011

Lenda do tangram

                                                              Lenda


Um imperador chinês, da dinastia Tang, queria saber se no seu império havia coisas belas pra ele apreciar, então chamou Bão Luó, um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos domínios de seu império e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar pelo caminho, para isso o imperador deu ao artista somente uma prancha quadrada.
Apesar da dificuldade da proposta, Bão Luó não hesitou, pois desrespeitar um pedido do imperador era sinônimo de desgraça e morte certa. Bão Luó saio pela China afora, para tentar cumprir seu destino. As coisas ficaram mais difíceis quando ao tentar atravessar um riacho, ele tropeçou e caiu, quebrando a prancha em sete pequenos pedaços.
Imediatamente Bão Luó tentou desesperadamente reuni-los e após muitas e muitas tentativas, ele percebeu que, a cada uma delas, ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente. Após alguns dias de viagem, Bão Luó voltou para o império para mostrar toda beleza do império ao seu imperador.
Na presença do imperador, em vez de escrever o que tinha visto, ele falava e mostrava as figuras de animais, casas, arvores, rios, etc.
Assim o imperador ficou tão maravilhado com a criação de Bão Luó, que criou uma disputa entre os artistas, premiando a quem criasse mais figuras com as sete peças. Bão Luó não participou, ele foi premiado pela criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário